Friday, March 21, 2008

O Velhinho de Roma

Mais um dia estava a acabar, e como todos os finais de tarde, regressava a casa. O autocarro estava repleto de gente, como acontecia todos os dias aquela hora, de repente uma enorme travagem projecta-me, indo de encontro a ele. Aparentava ter 75 anos, mas não sei ao certo, levantei a cabeça e de imediato pedi desculpa, apressadamente saí, saímos.
A viagem ainda não tinha chegado ao fim, esperei impacientemente pelo 75 ou pelo 3, qual deles chegaria primeiro? Finalmente (75), pensei!! Entrei, certa que, mais algumas paragens e estaria perto de casa. Dou por mim a passear os olhos, deparo-me com uma cara “familiar” que instantaneamente me sorriu, retribuí, era o mínino que poderia fazer…porque, naquele final de dia, poucos instantes antes, num outro autocarro, uma travagem tinha-me projectado até ele. ..”olha, é o velhinho!” pensei eu…foi aí que viajei…tinha 8 anos, vestida de escuteira andava pelas ruas de Santar com o meu bando, cujo nome já não me recordo, procurando pistas, quando um senhor com cabelo branco e bengala, cuja sua graça para mim era Avô Gastão, sentado num muro, fazia questão de dizer a todos os bandos onde estava escondida a mensagem…ou então, as cantorias com o Avô Costa a caminho das “terras”…tantas lembranças afloraram em mim naquele instante…podem não estar junto de mim, mas mais que isso, viverão para todo o sempre dentro de mim! Acordo, já ele estava parado, deixei de ver o velhinho, apresso-me a sair…volto a vê-lo, saímos na mesma paragem, novamente! Era ali que os nossos caminhos se iriam descruzar…cada um seguiu…uns metros à frente volto-me…ao mesmo tempo que ele se voltou…acenámos e sorrimos, certos que os nossos caminhos jamais se iriam cruzar!

2 comments:

Clau said...

Ah pois, é com essas histórias que uma pessoa tem a certeza de que nada acontece por acaso e não andamos por cá só para ver passar navios. Tudo acontece por alguma razão... nem que seja para nos recordarmos de outros tempos ou para não nos esquecermos de algumas coisas realmente importantes.

Toner said...

Hello. This post is likeable, and your blog is very interesting, congratulations :-). I will add in my blogroll =). If possible gives a last there on my blog, it is about the Toner, I hope you enjoy. The address is http://toner-brasil.blogspot.com. A hug.